seguros
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANA INÊS GLÓRIA MELO
DAVID MARCOS MONTEIRO ESSUCY
MARIA GERILÚZIA PEREIRA DOS SANTOS
TIAGO MACEDO DE SOUZA
CONCEITOS E DIVISÃO DE SEGUROS
BOA VISTA
2014
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL DA AMAZÔNIA
ANA INÊS GLÓRIA MELO
DAVID MARCOS MONTEIRO ESSUCY
MARIA GERILÚZIA PEREIRA DOS SANTOS
TIAGO MACEDO DE SOUZA
CONCEITOS E DIVISÃO DE SEGUROS
Trabalho elaborado para obtenção de nota na disciplina Gestão Atuarial do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio Atual da Amazônia.
Orientadora: Land Mary Freitas Peres
BOA VISTA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Seguros são baseados em riscos, estamos expostos a risco em todos os momentos da nossa vida, em função disso a população vem buscando refúgio nos seguros, ou seja, estão tendo a preocupação de se prevenir, se acontecer algum sinistro futuro, sendo assim o mundo dos seguros vem se expandindo cada vez mais, porém para cada necessidade existe um tipo de seguro especifico, mais a final o que é seguro? Como se divide? Podemos associar a grande expansão do mundo do seguro com o grande índice de violência, os fenômenos naturais destruindo milhares de famílias, a função principal do seguro é amparar o assegurado e seus beneficiários no momento que o seguro for acionado.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 SEGURO
Conforme a definição da Fenaseg:
são uma operação que toma forma jurídica de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado ou beneficiado, mediante o recebimento de uma importância estipulada (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível ou incerto (risco), indicado no contrato.
2.1.1 ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O SEGURO:
2.1.1.1 Segurador
Segundo Silney de Souza (2007, p. 23), “É a entidade jurídica