Seguro de acidentes de trabalho
É considerado acidente de trabalho o acidente que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte a morte ou redução na capacidade de trabalho ou de ganho.
O seguro de acidentes de trabalho garante a eventual responsabilidade da entidade empregadora por acidentes ocorridos com os seus trabalhadores, no desempenho da atividade profissional. Garante ainda o denominado risco de trajeto, ou seja, os acidentes ocorridos no percurso de e para o local de trabalho.
Ao abrigo deste seguro ficam garantidos o pagamento de pensões por morte ou incapacidade permanente, as indemnizações por incapacidade temporária, as despesas de funeral por morte do trabalhador e as indemnizações necessárias para o restabelecimento do estado e capacidade de trabalho do trabalhador, como os tratamentos hospitalares, as despesas médicas e medicamentosas e a reabilitação funcional ou próteses.
Assim sendo, achamos oportuno desenvolver esta temática porque apesar de atualmente as regras de segurança nas empresas serem cada vez mais rígidas, continuam a existir acidentes de trabalho, não só a nível físico mas também a nível psicológico.
A metodologia utilizada foi método qualitativo, através de pesquisa bibliográfica.
Deste modo, com a elaboração deste trabalho pretendemos abordar os seguintes objetivos:
* Servir como um dos elementos de avaliação da disciplina; * Solidificar os conhecimentos teóricos lecionados em Operações e Prática Seguradora; * Desenvolver as competências necessárias à elaboração de um trabalho científico; * Aprofundar os conhecimentos sobre a temática em causa;
Este trabalho encontra-se estruturado do seguinte modo: a presente introdução, onde fazemos uma breve apresentação e justificação do tema escolhido, apresentando os nossos objetivos em relação a este trabalho, identificamos qual a metodologia utilizada para a sua elaboração,