Seguridade social
Em termos gerais os filmes “tropa de elite a incompatibilidade entre a militarização da política e o respeito aos direitos básicos dos cidadãos”.
O indivíduo se insere em uma sociedade, em um grupo social, em uma situação concreta, com possibilidades materiais e sociais bem definidas; a formação histórica das necessidades pessoais segundo a atividade propiciada, estimulada e exigida pelas relações sociais, necessidades que se expressam em um determinado estilo de vida.
Observamos e podemos ver que neta divisão em classes sociais é de tal profundidade que influi em todas as relações humanas que se produzem no interior da sociedade. Neste sentido se afirma que as relações determinadas pela diferenciação em classes sociais são relações estruturais, já que têm a força de estruturar os esquemas fundamentais da convivência humana.
Vejamos parte do filme tropa de elite como relaciona o poder de um grupo:
Capitão Nascimento narra se a conduta de sua patrulha e não admite erros, em quanto Neto e André fazem a patrulha juntos por onde passam.
Ao perceber que o aspirante 05 estava dormindo o capitão Nascimento o expos para todo o turno, (grupo), dessa forma a punição foi feita para que o aspirante 05, não faça isso novamente e o transformou em um exemplo para os outros aspirantes e que não repitam o que o 05 fez.
No filme Tropa de Elite o capitão Nascimento ocupa o cargo de controlador.
http://www.infoamerica.org/documentos_pdf/luhmann_05.pdf acesso em 04/set/2012.