Seguridade social
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
VIVIAN CHRISTIANE DE SOUZA SANTOS
SEGURIDADE SOCIAL saúde direito de todos e dever do estado
Belo Horizonte
2012
VIVIAN CHRISTIANE DE SOUZA SANTOS
SEGURIDADE SOCIAL SAUDE DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Oficina de Formação, A realidade Regional e o Serviço Social, Família, Cultura e Sociedade, Política Social III , Estagio Curricular Obrigatório II .
Orientadores: Profª Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Ângela Santini, Maria Lucimar Preirea, Rosane Ap. Malvezzi Belieiro.
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 13
INTRODUÇÃO
As políticas sociais são conjunto de ações administrativas que tem como finalidade solucionar as demandas apresentadas que surgem a partir das questões sociais que se originam a partir das desigualdades do capitalismo. A proteção social no Brasil, que nasce no início dos anos de 1930 pela vinculação com o trabalho, se estruturou em função da inserção na estrutura ocupacional e do acesso a benefícios vinculados a contribuições pretéritas. No entanto, o capitalismo aqui instalado e a atuação regulatória do Estado no campo trabalhista não lograram universalizar o fenômeno do assalariamento formal, tornando incompleto o “processo civilizatório” de um capitalismo minimamente organizado, tal qual levado a cabo nas experiências dos países europeus ocidentais. De 1930 até a década de 1980 o Brasil vivenciou varias situações econômicas desde a modernização acelerada promovida por Juscelino Kubistchek em 1955