seguridade social no brasil
Luana Maria Sousa Santos
RESUMO:
O objetivo do trabalho é analisar a inserção da política de seguridade social, no cenário brasileiro, evidenciando suas particularidades, no processo de expansão, inseridas no contexto histórico. Além disso, são notáveis as analises dos conceitos atuais e suas características partindo da forma de financiamento, abrangência, relação federativa, marco legal etc. observa-se assim, as peculiaridades e possibilidades da seguridade social no Brasil.
Palavras-chave: Seguridade Social; Brasil; Particularidades; Possibilidades.
INTRODUÇÃO:
A seguridade social esta inserida nas políticas de proteção social nas quais se incluem a saúde, previdência e assistência. Sua estruturação ocorre de acordo com singularidade de cada país. A ascensão da Seguridade Social, de maneira geral, possui em comum o fato de está interligado as lutas trabalhistas e o desenvolvimento das relações do sistema capitalista.
Na Europa evidenciam-se as primeiras iniciativas do Estado na mediação de conflitos sociais. Na Inglaterra Vitoriana e na Alemanha Bismarckiana, são inseridos os primeiros passos dessa intervenção. A Inglaterra se destaca com a presença da lei dos pobres; cuja função era de tipo assistencialista na tentativa do Estado intervir no problema central referente à pobreza e miséria, ociosidade e mendicância. Essa lei se perpetua até meados dos anos de 1930, sendo modifica de acordo com o contexto que estava inserido.
Na Alemanha em um cenário de crise econômica, desemprego, fome e miséria, são intensificados as lutas trabalhistas na esfera da reivindicação de melhores condições de trabalho e vida. O Estado alemão esta centrado em uma ideologia voltada para o bem estar do povo interferindo na liberdade individual e econômica. O sistema de seguridade era de maneira particular e contributiva, conservador e corporativo.
Após a Segunda Guerra Mundial, com a