Segurança e saude do trabalhador rural
Algumas atividades de trabalho podem trazer problemas de saúde para os trabalhadores, por isso, são desenvolvidas metodologias e equipamentos para protegê-los. Por exemplo, pessoas que trabalham em obras, devem tomar cuidado para não cairem objetos sobre elas, sendo o capacete de grande utilidade, e também para não caírem de lugares altos, então usam cinto de segurança e trabalham em plataformas de proteção, entre outras medidas.
O trabalhador rural também está exposto a riscos de acidentes. Se ele sabe que em uma área existem cobras, ele evita de passar por ela ou usa botas com cano longo ou botina com perneira (uso de EPI) para se proteger.
Cuidados também devem ser tomados ao se trabalhar com produtos fitossanitários, os chamados agrotóxicos. Eles, como outros produtos químicos, devem ser utilizados e manuseados com cuidado, a fim de preservar o meio ambiente, a saúde dos trabalhadores e dos consumidores. São produtos químicos e sempre devemos tomar cuidado ao utilizá-los. As pessoas evitam que água sanitária caia em seu corpo, especialmente em seus olhos, não se deve tomar remédios em quantidade maior que o médico receitou e ninguém vai comer um tubo de pasta de dentes. No entanto, nem sempre se tomam cuidados ao manusear agrotóxicos.
A maioria das pessoas se preocupa com a etapa da pulverização, porém não devemos descuidar da segurança em outras etapas:
1.Aquisição: Tudo começa com a assistência técnica de um profissional legalmente habilitado, que procederá o Manejo Integrado de Culturas, valendo-se da melhor tecnologia, aplicando os princípios básicos da boa prática agrícola, levando em conta o Manejo Integrado de Pragas - MIP, dentro de uma agricultura sustentável, ou seja, aquela capaz de produzir alimentos para a atual população, sem comprometer a produção e alimentação das futuras gerações.
Este profissional, ao decidir fazer o controle químico, prescreverá a receita agronômica. Ele