saude e segurança no trabalho rural
Algumas atividades de trabalho podem trazer problemas de saúde para os trabalhadores, por isso são adotadas algumas medidas para a diminuição de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a capacidade laboral e a integridade do trabalhador. Nesse sentido, os trabalhadores rurais merecem uma atenção maior, pois, nem todo acidente na área rural pode ser previsto.
As políticas de modernização da agricultura devem se preocupar com a capacitação e treinamento do trabalhador rural. Para isso as fazendas contam com o trabalho da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente), com o objetivo de observar e relatar as condições de riscos no trabalho e solicitar medidas para reduzir ou até mesmo eliminá-los, ainda que cada trabalhador tenha os EPI’s (Equipamento Proteção Individual), que são fornecidos pelo empregador.
Mas mesmo com todas as palestras sobre os acidentes que podem ser evitados no trabalho rural, alguns funcionários acabam se acidentando, fazendo com que em casos mais graves, sua saúde fique em risco. Por isso objetivea-se realizar uma pesquisa na Fazenda Palmeiras Varjão, para saber quais as principais causas de acidentes e quais são as medidas tomadas pelo empregador perante o assunto pesquisado.
1.2 Apresentação do problema e questão de estudo
A agricultura no Brasil é, historicamente, uma das principais bases da economia do país, pois o Brasil está em primeiro lugar na exportação de grãos dentre outras fontes de alimento no mundo. A atividade agrícola é um meio de sobrevivência de centenas de famílias que ainda residem no campo. Na década de 40, os trabalhadores rurais foram beneficiados com a Legislação Trabalhista. Hoje outras leis complementam os direitos e deveres do trabalhador rural, dentre eles o da saúde e segurança no trabalho.
Assim no presente trabalho a questão problema que precisa de resposta é: Como a Legislação Trabalhista resguarda os direitos dos trabalhadores rurais no caso de