Segurança e higiéne
Introdução……………………………………………………………………………………….. Pág. 3
Definição………………………………………………………………………………………….. Pág. 4
Origem……………………………………………………………………………………………… Pág. 5
Equipamento de Segurança………………………………………………………………. Pág. 6 e 7
Conclusão…………………………………………………………………………………………. Pág. 8
Introdução
Com este trabalho pretendo dar a conhecer a actividade “Bungee Jumping” e dar a conhecer como é praticada, onde, como, e quais as medidas de segurança necessárias para a sua realização.
O que é o Bungee Jumping?
O Bungee Jumping é um desporto radical, com um princípio muito simples: basta prender uma ponta de um cabo elástico nos pés ou na cintura, fixar a outra ponta num lugar bem alto e saltar. O mais difícil é ter coragem para encarar essa descarga de adrenalina. Se todos os procedimentos de segurança forem seguidos à risca, a possibilidade de acidentes no bungee jumping é praticamente nula. O problema é que muita gente ainda pratica esta actividade sem respeitar as normas de segurança. As pessoas acham que o desporto é perigoso, mas existem muito poucos acidentes relacionados com este desporto radical.
Origem do Bungee Jumping
Segundo uma lenda, tudo começou na Ilha de Pentecostes, em Vanuatu, quando uma mulher traiu o seu marido e teve de arranjar maneira de mostrar que era pura, e então ela amarrou aos seus pés uma videira e ela saltou da árvore. Como estava presa pelos pés, nada lhe aconteceu. O mesmo não se pode dizer do marido que saltou atrás dela mas… sem videira!
Ao que parece, a moda pegou e os homens da região começaram a saltar de torres construídas por eles.
Não se sabe bem porquê, mas a tradição manteve-se.
Em 1954, dois jornalistas da revista National Geographic foram a esta ilha e viram homens a saltar de uma torre com videiras amarradas aos tornozelos. A técnica já era tão avançada que as videiras tinham as medidas exactas para que quem saltasse encostasse apenas a cabeça no chão,