Segurança pública
Esta edição da Cadernos de Segurança Pública busca traduzir um pouco desses objetivos – almejados e para os quais se trabalha, aperfeiçoando e gerando políticas públicas – em forma de artigos. Duas pesquisas desenvolvidas pelo ISP trouxeram resultados comentados nesta publicação: Análise Preliminar do Impacto do COMPERJ na Segurança Pública e Áreas Integradas de Segurança Pública e suas representações – efetivo policial, densidade demográfica e ocorrências criminais.
A primeira produção explorou questões e comportamentos da população ligados à segurança pública nas localidades afetadas por esse empreendimento, como Itaboraí, e a segunda expôs uma metodologia de cálculo de efetivo policial – inovação importante para o aproveitamento da força especializada que atua nos territórios em questão –, uma revisão bibliográfica sobre poder e território e teceu considerações sobre o georreferenciamento das Unidades de Polícia Pacificadora.
Rafael do Santos e Luiz Carlos Serafim abordam o controle social da segurança sob a perspectiva das políticas públicas na (pós-)modernidade. Os autores destacam uma reformulação do modelo de relação entre o aparato de segurança pública e a sociedade civil como condição fundamental para uma melhor qualidade do serviço prestado – que inclui formação continuada do policial, direitos humanos, atendimento psicossocial ao policial e aos seus familiares e, ainda, a polícia cidadã, entre outras questões.
Em artigo inovador, o Tenente-Coronel PM Marcus Ferreira descreve técnicas quantitativas para definição de graus de risco a que estão sujeitos itinerários de linhas de ônibus. São explicadas