Confecção
O mercado cearense é polo nacional na fabricação de artigos para a indústria de confecção. Um dos grandes problemas enfrentados por essa indústria de micro e pequenos empreendedores é a necessidade de organizar seus processos produtivos e estrutura organizacional. Nesse contexto encontramos boa parte das pequenas empresas de nosso estado. Esses empreendedores possuem muita habilidade e tino comercial, mas pouco conhecimento dos processos administrativos e financeiro o que na maioria das vezes acaba se tornando um entrave para o crescimento de seu negócio e em alguns casos é a causa da morte desses empreendimentos. A empresa que visitamos atua dentro deste contexto, porém com alguns diferenciais dos demais. Os empreendedores são jovens, capacitados e muito ligados nas alterações do mercado e nas inovações que incorporam rapidamente a seus produtos.
O foco de atuação da empresa é a comercialização de produtos no atacado, hoje exportam para Manaus, Minas Gerais e vários estados do Nordeste. A problemática levantada é a ampliação da capacidade produtiva. Pois estão enfrentando dificuldades no gerenciamento desses processos que apresentam pouca agilidade e muitas etapas. A finalização de uma peça passa por oito etapas o que significa um enorme esquema de conferência, além disso, os processos são muito demorados e não há como fazer altos investimentos em ampliação de maquinário e mão-de-obra.
A empresa possui uma grande demanda por sua mercadoria, mas por causa desta falha na produção não está suprindo às necessidades dos clientes, deixando de atendê-los satisfatoriamente, impedindo assim a empresa de crescer e conquistar novos