Imigração no brasil
O trabalho a seguir, aborda um pouco sobre o tema “Imigração no Brasil” e também sobre “Migrações” e alguns dos seus tipos, nele você encontrará informações úteis para o conhecimento da população brasileira, as quais tiveram fontes seguras de pesquisa, mostrando que cada frase aqui descrita retrata um pouco mais sobre a história da nação brasileira. Através desta pesquisa, mais uma vez fica provado que a cultura brasileira é uma das culturas mais ricas todo o mundo em diversos aspectos, já que tem um leque imenso de culturas de diferentes povos misturados e “compactados” numa só população, e que apesar dos diversos problemas e falhas em vários pontos cruciais para a formação de uma sociedade justa para todos, tem tentado reconquistar sua população revelando a ela o seu melhor dia após dia, através de seu histórico cultural. Portanto, tire suas Próprias conclusões quanto ao tema lendo atentamente os textos a seguir.
Boa Leitura! IMIGRAÇÃO NO BRASIL
A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco.
• Imigração portuguesa
A criação do governo-geral em 1549 atraiu muitos portugueses para a Bahia. A partir de então, a migração tornou-se mais constante. O movimento de portugueses para o Brasil foi relativamente pequeno no século XVI, mas cresceu durante os cem anos seguintes e atingiu cifras expressivas no século XVIII. Embora o Brasil fosse, no período, um domínio de Portugal, esse processo tinha, na realidade, sentido de imigração.
A descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais foi o grande fator de atração migratória. Calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII entraram só em Minas, mais de 900.000 pessoas. No mesmo século, registra-se