Confecção
Curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil
TEMA: CONFECÇÃO
PITEX - Projeto Interdisciplinar do Curso de Produção Têxtil
5º SEMESTRE – NOTURNO
Americana, SP
2014
Faculdade de Tecnologia de Americana
Curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil
Pitex - Projeto Interdisciplinar Têxtil apresentado à Faculdade de Tecnologia de Americana como parte das exigências do curso de Produção Têxtil para obtenção do título de Tecnólogo do curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil da FATEC - Americana, sob orientação do Profª Maria Adelina.
Área: Confecção
Americana, SP
2014
“Quando se está aprendendo, o professor atua apenas como uma agulha, o aluno é a linha. Como seu mentor, posso ajudá-lo, apontando-lhe a direção correta. Mas, como a agulha da linha, devo me separar de você no fim, porque a força, a fibra e a capacidade de juntar todas as partes devem ser suas.”
(SECRETAN, Lance H. K. Os Passos do Tigre)
HISTÓRICO
No período de 1900 a 1925 houve uma mudança na indústria de confecção: a confecção feita à mão passa gradativamente para a confecção industrializada.
Um dos fatores que contribuíram para esta mudança foi a introdução da divisão do trabalho,isto é, a confecção de um artigo que antes era realizada de uma só vez, a partir da divisão do trabalho, passa a ser executada em diferentes operações, fazendo com que cada uma delas fosse realizada por um operador em uma determinada máquina especializada.
Entre 1940 e 1950, a engenharia industrial começou a influenciar as práticas e os procedimentos usados na indústria de confecção. E assim, as fábricas começaram a adotar métodos científicos para solucionar problemas de planejamento e produção, cronogramas e controles.
Ao mesmo tempo, os fabricantes de equipamentos reconheceram a importância de fabricar máquinas de costura com maior velocidade e outros tipos de equipamentos mais especializados.
Com todo esse aperfeiçoamento, o