A ideologia enquanto falsa consciência: influência da propaganda e da mídia
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo ressaltar os conceitos de ideologia enquanto “falsa consciência” através dos preceitos do teórico Karl Marx. Visa, ainda relatar a participação da mídia e da propaganda no sentido de potencializar os aspectos enganadores, ou seja, produtores da falsa consciência, nessa sociedade capitalista.
ABSTRACT
This article aims to highlight the concepts of ideology as false consciousness through the theoretical precepts of Karl Marx. It also aims to report the participation of media and propaganda in order to enhance the misleading aspects, ie producers of false consciousness, in this capitalist society.
Ao sairmos nas ruas ou mesmo através da mídia, sempre nos deparamos com anúncios, propagandas que nos convidam a utilizar ou experimentar determinado produto. Os conteúdos de tais anúncios, em sua maioria, são manipulados onde deixam de transmitir algumas informações, muitas vezes importantes, e repreendem outras, onde apenas é possível ver e ouvir aquilo que lhes interessa.
As pessoas, em todo lugar, estão sujeitas a esses anúncios propagados pela grande mídia onde interferem na própria opinião dessas pessoas, levando com que essas se desviem de seus conceitos acreditando naquilo que lhes é imposto, e acabam achando que agem daquela forma por escolha livre, e não pela manipulação das informações. E por este motivo as pessoas acabam tão envolvidas, que não tem outro jeito, senão pensar e agir de acordo com as informações ali apresentadas.
Por exemplo, nos outdoor enormes que encontramos espalhados pelas grandes cidades, sempre estão expostas modelos bonitas, magras e de olhos verdes com a roupa da moda. A nossa reação é imediata, queremos de qualquer forma adquirir aquela peça da grife X, muitas vezes não porque queremos, mas sim pelo que os