Segurança no Trabalho controle de perdas
Centro de Educação Técnica Francisco Leite
Prevenção e Controle de Perdas
Macapá
2012
Introdução
Com a preocupação de oferecer maior atenção ao ser humano, principal bem de uma organização, além de buscar uma maior eficiência, e com a difusão dos conceitos de perigo, risco e confiabilidade, as metodologias e técnicas aplicadas pela engenharia de segurança de sistemas, inicialmente utilizadas somente nas áreas militar e espacial, tiveram a partir da década de 70 uma aplicação quase que universal na solução de problemas de engenharia em geral.
Algumas das principais técnicas difundidas estão descritas nesta apresentação.
Temas
Estudos de CICCO e FANTAZZINI; Técnicas de
Avaliação de Riscos:
Análise de Árvore de Eventos – AAE;
Análise por Diagrama de Blocos – ADB;
Análise de Árvore de Falhas – AAF;
Análise de Causas e Consequências - ACC;
Estudos De Cicco e Luiz Fantazzine
São teorias que conceituam hoje o que chamamos de "Prevenção e Controle de Perdas", conhecidas como um conjunto de diretrizes administrativas, onde os acidentes são vistos como fatos indesejáveis(falhas), cujas causas podem ser evitadas. As doutrinas possuem visões diferenciadas sobre os acidentes, embora elas têm como ponto em comum, o princípio de que a atividade de segurança só é eficaz quando, conhecidas as causas dos acidentes, buscando a sua eliminação.
Técnicas de Avaliação de Risco
É o processo que utiliza os resultados da análise de riscos e os compara com os critérios de tolerância previamente estabelecidos. Uma vez identificados os riscos e escolhidas as ferramentas para avaliação do mesmo, avalia-se seu impacto: financeiro, econômico, social e ambiental na organização.
Técnicas de Avaliação de Risco
Esta etapa é um exercício orientado para classificação e avaliação do risco e para a quantificação da probabilidade de ocorrência do mesmo.