Segundo pesquisas
Razões que levam as empresas terem vida curta em nosso país e que geram a mortalidade empresarial:
>> Desconhecimento do público-alvo
>> Má localização e estrutura física da empresa: Dependendo do tipo de negócio, é fundamental que a empresa esteja próxima e seja de fácil acesso ao seu público-alvo, bem como ofereça condições físicas para que o cliente se sinta confortável no momento da compra. Infelizmente, muita gente peca nesses aspectos e depois encontra dificuldade para consertá-los.
>> Falta de planejamento dos recursos financeiros: Esse é o grande problema de muitos empresários, que geralmente iniciam um negócio com pouco capital ou capital de terceiros. Já começam pagando juros e despesas financeiras.
>> Má gestão da empresa: É fundamental que o gestor esteja preparado para administrar recursos humanos, materiais e financeiros para obter resultados positivos. De nada adianta uma empresa com recursos financeiros suficientes se ela não for bem administrada. Operar com baixa ou sem lucratividade, com custos elevados, má gestão de estoques, inadimplência elevada, liderança ruim etc.
>> Equipe de vendas despreparada: Infelizmente muitas empresas ainda são resistentes na qualificação dos seus colaboradores. Acham que capacitação é preparar os funcionários para os concorrentes. É uma visão bastante míope. Há empresas que promovem a capacitação, mas com o investimento pago pelo funcionário, pois o conhecimento é para ele. E a empresa não será beneficiada também? Ter vendedores despreparados é uma ótima maneira para atender mal, perder vendas e clientes.
>> Falta de propaganda: Muitos empresários pensam que os clientes sabem