A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe
A relação entre pesquisa cientifica e ensino universitário é um tema que vem sido discutido e que trás uma grande importância para a universidade já que possibilita gerar conhecimento e tecnologias. A partir da necessidade de desenvolver sistemáticas que viabilizem a avaliação dos produtos gerados, a Capes acaba por assumir essa função, fornecendo uma visão panorâmica do funcionamento dos cursos de pós-graduação, contudo não viabiliza uma análise mais específica sobre o que ocorre com a aprendizagem do pós-graduando no decorrer de seu processo de formação como pesquisador.
A maior parte da literatura acaba por se deter das características como o conteúdo, a atividade de pesquisa ou até mesmo o de fornecer instruções sobre como realizar a pesquisa. Pensando nesses poucos textos ou pesquisas, o estudo aqui sugerido visa contribuir para aumentar o conhecimento sobre esta temática. É dessa forma que a pesquisa teve por objetivo levantar e analisar as opiniões de alunos de um curso de mestrado em Física sobre como o pós-graduando avalia seu domínio sobre as diferentes etapas de realização da pesquisa e que sugestões ele teria para melhorar o seu processo de formação como pesquisador.
• Método
Participantes: 16 alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Física (mestrado) da Universidade Federal de Sergipe, perfazendo 100% dos alunos, por ocasião da coleta de dados. • Instrumento:
A equipe de pesquisa elaborou um questionário que continha questões abertas e fechadas e que constava das seguintes partes:
- Caracterização dos participantes (Parte I);
- Caracterização da situação dos alunos no curso de pós-graduação (Parte II);
- Análise da formação em pesquisa na pós-graduação (Parte III).
• Procedimentos
Para coleta dos dados: O projeto foi apresentado ao coordenador do Programa de Pós-Graduação da