SEGMENTOS DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL
Segmentos antes da porteira
(Serviços e insumos agropecuários)
Os agentes atuantes no agronegócio “antes da porteira” são as indústrias, as empresas produtoras de materiais genéticos e os distribuidores de insumos (atacadistas varejistas e seus representantes). O fato de no segmento existir poucas e grandes empresas, levam a uma caracterização de oligopólio, ou até mesmo monopólio, enquanto os produtores agrícolas são tomadores de preço, pois são pequenos, numerosos e desorganizados e isto está levando a uma diminuição na participação relativa no agronegócio (a participação absoluta está aumentando).
Os principais insumos são: máquinas, implementos, equipamentos e complementos; água; energia; corretivos de solos; fertilizantes; agroquímicos; compostos orgânicos; materiais genéticos (mudas, sementes, sêmem e óvulo); Hormônio; Inoculantes; rações; sal; produtos veterinários.
Os serviços principais são a Pesquisa, a elaboração de projetos, as análises laboratoriais, os créditos e financiamentos, a defesa agropecuária, a proteção e defesa ambiental, os incentivos governamentais, as comunicações, a infraestrutura, o treinamento de mão de obra, os assentamentos dirigidos. Com destaque para o primeiro serviço citado, onde se destaca as
EMBRAPA (Empresa brasileira de pesquisa agropecuária), a CEPLAC (Comissão executiva do plano de lavoura cacaueira), as secretarias de agricultura, as universidades e a Coopersucar.
Segmentos dentro da porteira
– dentro das fazendas - (produção agrícola e pecuária)
A
produção agrícola compreende o conjunto de atividades desenvolvidas no campo, necessárias ao preparo de solo, tratos culturais, colheita, transporte e armazenagem internos, administração e gestão dentro das unidades produtivas para a condução de culturas vegetais.
Ciclo vegetativo: tempo necessário do plantio a colheita. Existem plantas anuais, com ciclo vegetativos de um ano; culturas perenes produzem por várias vezes. Culturas