Segmento e segmentação de mercado
De acordo com Philip Kotler, o “segmento de mercado consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências”. Esse pensamento mostra que é possível distinguir as características dos seguimentos, se confundir com setores de mercado.
As criações de segmentos de mercado não são de responsabilidade dos profissionais de marketing. Essas pessoas têm como objetivo identificar e selecionar seu público alvo. Dessa forma, fica mais transparente como deverá ser feito o trabalho para os consumidores, apresentando benefícios importantes para os clientes, diferentemente do marketing de massa. Trabalhando assim, as empresas tem maior facilidade no planejamento de seus produtos, definição de preços, direcionamento de campanha para o mercado-alvo, bem como divulgação e fornecimento de acordo com a demanda do mercado ou produto, para que os usuários sintam-se satisfeitos. Além disso, existirá uma maior flexibilidade de prazos no programa de marketing e nas atividades da empresa refletindo assim, no marketing da concorrência.
Segmentação de mercado
A segmentação de mercado é o estudo utilizado como ferramenta para agrupamento de necessidades semelhantes, para que assim, sejam divididos os mercados-alvo e assim atendidas às necessidades diferenciadas.
Kotler apresenta duas vertentes de estudo para segmentar mercados consumidores. Segundo ele, existem pesquisadores que trabalham em prol da formação de segmentos e observação das mais diversas características. As principais são as geográficas, demográficas e psicográficas. Após esse estudo, determinam se dentro desses segmentos existem clientes que possuem necessidades diferentes ou que respostas eles dão em relação ao produto, assim é verificam as variadas atitudes dos grupos de consumidores.
Existem pesquisadores que preferem montar e identificar os segmentos de acordo com o seu comportamento. Analisando as características de benefícios procurados, identificando ocasiões ou quais são as