secreção pancreatica
As Enzimas pancreáticas são secretadas pelos ácinos pancreáticos, enquanto o bicarbonato de sódio é secretado pelos pequenos dúctulos e maiores dúctulos, ambos originados dos ácinos. As Enzimas e o bicarbonato de sódio, se unem formando o suco pancreático, e juntos emergem através do ducto pancreático que se une com o ducto hepático antes de desembocar no duodeno através da ampola ou papila de Vater.
O suco pancreático é secretado em grande quantidade em resposta á presença do quimo (alimento quando chega ao intestino em forma de líquido pastoso, altamente ácido, formado pelo bolo alimentar, HCL, suco gástrico e pepsina no duodeno (primeira porção do intestino delgado). Devido ao alto número de Enzimas produzidas pelo páncreas e todas com funções específicas, as caracteristicas do suco pancreático é ditado pelo tipo de alimentação contida no quimo.
As Enzimas digestivas pancreáticas
A secreção pancreática contém tanto enzimas para a digestão dos três tipos principais de alimentos (proteinas, carboidratos e gorduras), como também grande quantidade de íons bicarbonato, que tem como principla função neutralizar a acidez presente no quimo.
• As Enzimas proteolíticas mais importantes da secreção pancreática são: a tripsina, a quimotripsina e a carboxipolipeptidase.
* Tripsina e Quimotripsina à Desdobram proteinas em peptidios de vários tamanhos sem liberar aminoácidos isilados.
* Carboxipolipeptidase à Corta alguns peptídios em aminoácidos individuais, ou seja, termina a digestão das proteínas em aminoácidos.
• A Enzima digestiva pancreática para os carboidratos é a amilase pancreática.
* Amilase Pancreática faz a hidrólise (quebra) os amidos, o glicogênio e a maioria dos carboidratos (exceto a celulose), formando dissacarídeos e alguns polissacarídeos.
• As principais Enzimas para a digestão das gorduras são: a lipase pancreática, a colesterol-esterase e a fosfolipase.
* Lipase pancreática faz a hidrólise das gorduras