Secreção Biliar
O fígado é uma glândula secretória e a bile é umas das substâncias secretadas por ele. O fígado é composto por: placas as quais são formadas por camada de células, e por canalículos os quais levam a bile até os ductos biliares.
A bile é formada a partir do colesterol onde sofre transformações bioquímicas até virar o ácido cólico, este ácido é um tipo de ácido biliar, sua característica principal é ser uma molécula hidrofílica e hidrofóbica ao mesmo tempo, com isso passa a ser uma molécula com ação detergente. A função da bile é fazer a quebra de gordura e emulsificar o intestino delgado.
FORMAÇÃO DA BILE Todo o processo de conversão de colesterol em ácido fólico ocorre dentro do hepatócito, dentro do retículo endoplasmático liso, depois de pronto é secretado no canalículo, como é uma substância ácida acaba levando junto os fosfolipídeos da membrana e também como deixa o meio hipertônico a água se difunde passivamente para diluir o meio. Quando chega ao ducto biliar ele excreta também bicarbonato de sódio. Os principais componentes da bile são: triglicerídeos, colesterol e ácidos biliares. Além disso possui a bilirrubina a qual dá a coloração esverdeada da bile além da porfirina, essas duas substâncias não auxiliam na digestão, o corpo apenas usa a bile para excreta-lás.
A BILE A bile fica armazenada nos períodos entre as refeições e isso se dá devido ao Esfincter de Oddi o qual permanece contraído para que a bile não seja excretada para o duodeno. Algumas espécies não possuem esse esfincter e a bile é secretada tanto em jejum como durante a alimentação. Quando o animal se alimenta, logo que o alimento chega ao duodeno principalmente aqueles ricos em gordura é liberado a CCK, ela faz com que ocorra a contração da vesícula biliar e o relaxamento do esfincter de oddi, ocorrendo a liberação da bile. Como nem sempre a quantidade que se tem de bile é suficiente para digerir todo o alimento foi feito o sistema de retroalimentação +, ele faz