Cartografia Tematica
A cartografia teve seu grande avanço entre os séculos XV e XVI, onde começava a surgir no mundo às relações capitalista onde houve um grande desenvolvimento de rotas marítimas para as navegações de época fazerem comercio com Oriente e Ocidente assim surgindo uma grande quantidade de mapas e técnicas para suas orientações.Outro impulso foi com a descoberta de novos continentes com a expansão mercantilista, com isso muitos navegadores procuravam cada vez mais mapas mais detalhados surgindo séculos depois faculdades que lecionavam cartografia assim tendo mapas mais detalhados e mais precisos.Já no século XXI os mapas foram incorporados pela informática trazendo muitos recursos como o SIG e satélites que conseguem tirar fotos do globo e de determinadas áreas tendo um mapa com uma qualidade perfeita.Ademais, a Geografia sempre foi confundida com o mapa.Na verdade,fazer Geografia era fazer mapas.Isso fica bem claro ate o final do século XIX, antes a Geografia se confirmar como discurso cultural universal(Lacoste,1976).
Nesse mapa foi usado o mapa coropletico para dar valor as áreas associadas usando a variável de cor variando-as com tonalidades e matiz. Tendo como principal informação mostra em quais municípios do Acre tem maior taxa de urbanização, vendo que onde a cor mais escura e mais forte mostra as áreas mais urbanizadas, e as claras menos urbanização.
Segundo mapa e um mapa coropletico com círculos proporcionais sobrepostos onde tem como função mostra para o leitor um mapa bivariavel onde a duas informações contidas nele,exemplo desse onde esta comparando a Densidade Demográfica de 2000 com a população Total de 2000. O mapa de nuvens de pontos, tal como o mapa de círculos proporcionais, deve, ser utilizado para representar quantidades. O seu princípio consiste em distribuir, pela área de cada unidade espacial, o número de pontos proporcional à variável representada. Este tipo de mapa fornece uma