figura
Uma das muitas funções do fígado é a de secretar a bile. Ela serve a duas funções importantes:
Digestão e absorção de gorduras – os ácidos biliares contidos na bile ajudam a emulsificar as grandes partículas de gordura, nos alimentos, a muitas partículas diminutas, para que suas superfícies possam ser atacadas pelas lípases oriundas do suco pancreático e também ajudam na absorção dos produtos finais da digestão da gordura através da membrana intestinal.
Excreção de diversos produtos do sangue – bilirrubina (produto final da destruição da hemoglobina) e colesterol em excesso.
1. Anatomia Fisiológica da Secreção Biliar.
A bile é secretada pelo fígado em duas etapas:
Solução inicial é secretada pelos hepatócitos e contém grande quantidade de ácidos biliares, colesterol e outros constituintes orgânicos. É secretada para os canalículos biliares que se originam por entre as células hepáticas.
Em seguida, a bile flui pelos canalículos em direção aos septos interlobulares para desembocar nos ductos biliares terminais, fluindo, então, para ductos maiores e chegando finalmente ao ducto hepático e ao ducto biliar comum. Por eles, a bile flui diretamente para o duodeno ou é armazenada na vesícula biliar, aonde chega pelo ducto cístico.
Nesse percurso pelos ductos biliares, segunda porção da secreção hepática é acrescentada à bile inicial. Essa secreção adicional é uma solução aquosa de sódio e bicarbonato, secretada pelas células epiteliais que revestem os canalículos e ductos.
A segunda secreção é estimulada pela secretina, que leva à secreção de bicarbonato para suplementar a secreção pancreática.
Armazenamento e Concentração de Bile na Vesícula Biliar:
Quando a bile é armazenada na vesícula biliar, ela perde água, sódio, cloreto e grande parte de outros eletrólitos menores, que são absorvidos pela vesícula. Isso irá concentrar os constituintes restantes da bile que são os sais