Secretaria
a. a luta de classes;
b. as causas determinantes do processo de exclusão social;
c. as formas de participação popular reivindicatórias;
d. a definição de políticas globais voltadas à assistência;
e. a situação e seus limites para operacionalização do saber de forma apropriada.
0,5 pontos
Pergunta 2
A inclusão social, identificada como uma importante função da política de assistência social deve ser entendida a partir da discussão e da compreensão do caráter e da dimensão do seu oposto: a exclusão social. Sobre o assunto, julgue os itens abaixo e assinale a opção incorreta.
a.
É um fenômeno multidimensional que não se restringe à insuficiência ou ausência de renda, mas expressa a combinação de várias desvantagens que impedem o excluído de pertencer à sociedade e de nela ser reconhecido como sujeito de direitos.
b.
É um fenômeno que no bojo do processo de globalização da economia e da desregulação do trabalho, da produção e da proteção social impõe um novo tipo de clivagem entre nações e entre indivíduos e grupos dentro de uma mesma nação.
c.
Polariza a sociedade em dois mundos desconectados (um, institucional e, outro, marginal), o que constitui uma séria ameaça à democracia, ao aprofundamento e à universalização da cidadania.
d.
A inclusão por si mesma, ou seja, o acesso do indivíduo a bens e serviços que lhe são negados já garante a continuidade desse acesso e a otimização de seu usufruto.
e.
No processo de inclusão, o indivíduo precisa ser apoiado para ter possibilidades de ser inserido no circuito das institucionalidades e assim conquistar ou recuperar a sua condição de sujeito em uma sociedade, que, embora permaneça desigual, deixará de ser dual.
0,5 pontos
Pergunta 3
A questão social brasileira apresenta maior gravidade pela intensidade com que atinge não apenas determinados