Secretaria
nome do aluno
AS FONTES DO DIREITO ROMANO
CAMAÇARI
2013.2
Nome do aluno
AS FONTES DO DIREITO ROMANO
Artigo cientifico apresentado com TED do Curso de Bacharel em Direito da ____________- Faculdade _________________________________, como requisito de complementação de carga horária, da disciplina Historia do Direito, do ______Semestre.
Orientador:
Cidade 2013.2
1 – APRESENTAÇÃO
A Busca de uma crítica às leis anteriores, verificando a sua definição e o entendimento da sociedade no seu cumprimento.
2- CONCLUSÃO
A história de Roma se divide em três períodos. O primeiro é o da fundação de Roma – em 753 a.C. – até 510 a.C., no qual as assembléias investiam no líder ou seja, no Rei escolhido no Império um poder total que abrangia os âmbitos civil, militar, religioso e judiciário. O segundo período é o da república (de 510 a.C. até o ano de 27 a.C., quando o senado perde sua influência política, e os que possuíam o poder executivo eram chamados magistrados, escolhidos dentre os cidadãos plenos, cada qual com sua função específica, tais como os cônsulesres, pois eram os que formalizavam e executavam justiça. O terceiro período político na história de Roma é o do Império (de 27 a.C. até 284 d.C.). De modo específico sobre a história do Direito Romano, este definido como o conjunto de regras existentes em Roma da Fundação até Justiniano no século VI d.C., com seu fundamento do direito como “viver honestamente, não enganar ninguém e dar a cada um o que é seu”, o direito romano possui três momentos: o período Arcaico (ou Pré-Clássico), caracterizado pelo formalismo e ritualidade, e pela forma de centralizar seu fundamentos na família, deichando com o significado de “todos e tudo sob o poder do pater famílias”; o período Clássico, o