Pesquisa de Detergentes
Depto. de Eng. Química e de Eng. de Alimentos
EQA 5221 - Turma 945 – Higiene e Legislação de Alimentos
AGENTES QUÍMICOS PARA HIGIENIZAÇÃO – DETERGENTES
1. Definição e função dos detergentes
Um detergente em qualquer substância que, sozinha ou em mistura reduz o trabalho necessário para um processo de limpeza. O trabalho geralmente é feito mecanicamente, ou através de energia físico-química. A limpeza com detergente é talvez, a operação mais importante da higienização, exigindo um conhecimento aprimorado das características dos agentes e das condições de emprego.
De uma forma geral podemos afirmar que no processo de limpeza os detergentes: • Desempenham papel básico nos processos de limpeza nas indústrias de alimentos.
• Devem estar condicionados à natureza da sujidade a ser removida.
• Devem separar as partículas residuais, sem produzir a corrosão dos materiais empregados.
2. Mecanismos de ação dos detergentes
Devido à impossibilidade de se ter um detergente ideal, os detergentes devem ser combinados (formulados) de tal forma que os resíduos aderentes possam ser removidos das superfícies por um dos seguintes mecanismos individuais ou combinados:
Abrandamento – Possibilitam a intervenção ou anulação da dureza da água.
Dispersão – Produzem a dispersão de aglutinados em flóculos reduzindo-os a partículas primitivas. Atuam de maneira que as películas de minerais não se depositem novamente.
Dissolução – Transformam os resíduos insolúveis em substâncias solúveis em água.
Emulsificação – Reduzem as substâncias graxas a inúmeras partículas, possibilitando a formação de emulsão de água e glóbulos graxos. 1
Enxaguamento – Remove da superfície dos equipamentos qualquer tipo de suspensão ou de solução. Estas serão removidas sem dificuldade pela água.
Molhagem – Atuam por contato sobre as sujidades em toda a superfície do equipamento.
Penetração – O liquido se introduz através de