schumpeter
JOSEPH SCHUMPETER: DESTRUIÇÃO CRIATIVA
Fabiana Alves Ferreira
Magda Motta Barbosa Pereira
Maristela de Souza Araújo
Poliana Alves Ferreira
Simone da Cunha Lino
Tadeu Lúcio de Carvalho
BELO HORIZONTE
MARÇO DE 2014
Joseph Schumpeter
Joseph A. Schumpeter nasceu no dia 08 de fevereiro, na cidade de Triesch, 1883, na Moravia, província Austríaca, hoje pertencente à Tchecolosvácquia. Schumpeter foi o único filho do fabricante de tecidos Alois Schumpeter.
Em 1906, graduou-se em Direito na Universidade de Viena. Nesta mesma época, dedicou-se ao estudo da ciência econômica. Não abandonando o direito.
Já formado, decidiu-se viajar para Inglaterra. Casou-se em 1907 e neste mesmo ano, o casal. Partiu para o Cairo, onde ele advogou perante o Tribunal Misto Internacional do Egito, sendo também Conselheiro de Finanças de uma princesa egípcia.
Em 1909, o casal retornou para Viena por motivos de saúde e neste mesmo ano, ele iniciou-se a vida universitária, sendo nomeado professor de Economia da Universidade Czernovitz (capital da província de Bukovina, na parte oriental da Áustria, hoje território da União Soviética).
Suas principais obras foram: The Theory of Economic Develop-ment, pulblicada em 1912, na qual estão inseridas as idéias básicas de seu pensamento econômico: Busi-ness Cycles (1939), na qual faz análise histórica, teórica e estatítisca do processo capitalista; Capitalism, Socialismand Demorcracy (1942); Imperalismo e Classes Sociais (1919); e História da Anádlise Econômica (3 volumes) (1964).
Foi somente a partir de 1942 com a publicação de Capitalismo, Socialismo e Democracia que se começou a aceitar Schumpeter também como cientista social no sentido amplo do termo.
Todavia, pelas suas próprias palavras, a sociologia parece ter ocupado uma posição secundária em relação a outros interesses e passou a fazer parte de seus planos não