Schumpeter
O presente ensaio procura mostrar uma breve discussão a respeito do pensamento de Schumpeter e de seus principais aprofundamentos, as ideias Schumpeterianas e neo-Schumpeterianas. Uma vez que estas se mostraram adequadas para avançar, teoricamente, na discussão sobre os determinantes do processo dinâmico de desenvolvimento, da mudança tecnológica e da inovação. Além da Introdução, este trabalho apresenta três seções, a primeira seção traça uma breve discussão a respeito do pensamento de Schumpeter sobre teoria do desenvolvimento econômico. A segunda seção apresenta os ciclos econômicos na visão de Schumpeter. A terceira seção trata das diferentes visões de concorrência econômica e da concorrência Schumpeteriana. Por fim, nas considerações finais, encontram-se as principais implicações deste ensaio. Espera-se, com este trabalho, fornecer elementos para respaldar a discussão sobre os determinantes do processo dinâmico de desenvolvimento, da mudança tecnológica e da concorrência segundo orientação da análise Schumpeteriana.
Sumário
CONCORRÊNCIA SCHUMPETERIANA
INTRODUÇÃO
O presente ensaio tem o objetivo de apresentar os fundamentos teóricos da teoria Schumpeteriana do desenvolvimento e da evolução do sistema capitalista. economia capitalista. Posteriormente, será uma distinção entre as fases concorrencial e monopolista do capitalismo e as implicações destas mudanças para o desenvolvimento deste sistema.
Segundo este autor o “fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico” é a utilização de novas combinações de recursos produtivos, tais como: novos produtos, novos processos de produção, novos mercados, novas fontes de oferta de matéria-prima e novas formas de organização industrial, ou seja “fazer coisas de forma diferente”, incorporando novas técnicas produtivas e de gestão à produção de bens. Schumpeter denomina este processo de inovação tecnológica. As inovações são