A economia global
Características da economia global Mundialização ou internacionalização do capital e da produção: esse processo se da a partir da segunda metade do século XX, quando todos os tipos de empresas transnacionais intensificaram a instalação de filiais em vários países do mundo. A expansão do capitalismo constituiu a chamada economia global (globalização) e se caracteriza pelo:
Crescimento do comércio internacional: nas últimas décadas, o comércio de mercadorias internacionalmente foi multiplicado por seis. Porém, a maior parte desse comércio, ocorre entre os países desenvolvidos, que tem maior quantidade de consumo.
Aumento da importância da tecnologia: o avanço tecnológico nos permite trocar informações em tempo real na maior parte do planeta. Esse aumento foi possível graças à construção de satélites e microprocessadores, entre outros.
Rápida expansão dos fluxos financeiros: investimentos em bolsas de valores e pagamento por mercadorias e serviços, movimentam bilhões de dólares todos os dias. Com a evolução da tecnologia, essas transações ficaram mais rápidas e práticas.
Mundialização da produção: a maior parte do comércio e da produção mundiais é controlada por transnacionais com sedes em países desenvolvidos. Contudo, essas empresas têm filiais em países subdesenvolvidos, que se beneficiam com a mão de obra mais barata, isenção de impostos, etc.
As transformações no espaço geográfico
O desenvolvimento na comunicação e no transporte ajuda na relação entre diferentes lugares do planeta. Isso ajudou na troca cultural, econômica e política entre os países, colaborando para a composição de um esquema agregado entre Estado, cidades, empresas ou universidades, por exemplo. Isso acarreta alterações no espaço geográfico, como:
Constituição de uma sociedade global: a grande circulação das coisas criou uma sociedade que divide certos valores. Existe uma uniformização das