saúde
“No final do século XIX e começo do século XX, ocorreu grande aumento da imigração europeia para o Brasil, formada por pessoas muito suscetíveis às doenças tropicais. A péssima situação sanitária do país prejudicava até mesmo a economia, que dependia, fundamentalmente, da exploração do café. Navios recusavam-se a vir ao Brasil”.
Com base no texto acima, cite cinco exemplos de medidas tomadas pelo governo desta época para combater as doenças tropicais e endemias da época.
01- Uma das medidas tomada pelo governo para combater as doenças da época foi a junta de instituição vacínica, que tinha como objetivo a execução da vacina antivariólica para o povo, para ter o controle da doença.
O causador da malária, é o mosquito transmissor desta, por tanto, uma medida a ser tomada para amenizar o número de casos com ela, é drenando áreas alagas para impedir a formação e reprodução desses mosquitos, colocar telas em janelas para que eles não entre em casas, e também um remédio que não é fornecido em farmácias e sim, apenas nos órgãos do governo.
Dengue e febre amarela: As precauções devem ser tomadas nos períodos em que ocorre mais chuva, que são: fechar as tampas de caixa d’agua, fazer limpeza nos quintais retirando qualquer vestígio de água parada onde o mosquito transmissor possa tomar conta; como pneus, garrafas etc.
A doença de Chagas é transmitida pelas fezes do “barbeiro” na pele da pessoa, e um método de prevenção é a conservação das casas, utilização de inseticidas e telas em portas. E a ultima não deixando de ser menos importante, a Leishmaniose, e sua prevenção é não jogando lixo em terrenos baldios, não acumulando lixo em casa, cães são também um dos principais transmissores da leishmaniose. E também a vacina contra ela, que é feita somente em clínicas particulares.
1. A vigilância sanitária atua em ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários