Saúde e Trabalho - Causas e possibilidades
___________________________________________________________________________
Aluna: Lírion Scheuermann da Roza Klafke (1140379).
Professor: Ieda Rhoden
SAÚDE E TRABALHO: CAUSAS, POSSIBILIDADES E INTERVENÇÕES
Síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, ou síndrome da estafa laboral/profissional, o conceito desta síndrome foi descrita pela primeira vez por Freudenberge (Psiquinalista Nova-Iorquino), em 1974 quando o médico psiquiátrica descreveu os sintomas de uma doença que estava acontecendo consigo mesmo (auto-observação), percebendo o quanto estava esgotado, o termo burnout significa queimado por completo. O médico não sentia mais energia para seguir adiante, isso fez com que seus atendimentos fossem impactados de forma negativa, sentindo-se distante de seus pacientes, como se as pessoas fossem inimigas dele, assim também percebeu que a qualidade de seus atendimentos estava sendo prejudicado, além de sentir-se esgotado e sem realização profissional.
Apartir de 1977 novos pesquisadores começaram a pesquisar o tema e dividiram em 3 eixos;
Primeiro eixo seria o sintoma de esgotamento ou exaustão emocional: A pessoa sente-se fraca durante o dia, com excesso de sono, a noite não consegue dormir direito, além de estar o tempo todo preocupada e com tendência ao isolamento, mantendo pouco contato com as pessoas que se relacionava.
Realização profissional: Esse eixo fica completamente afetado, o individuo não sente mais prazer em realizar suas tarefas profissionais, sentindo-se insatisfeito profissionalmente.
Despersonalização: Sendo o distanciamento emocional da pessoa que está recebendo o serviço, exemplo: medico e paciente, frieza, ironia ou sarcasmo no atendimento.
Esses três itens juntos a despersonalização, insatisfação profissional e exaustão emocional impactam na qualidade do atendimento que é fornecido pelo profissional, muito parecido com o estresse, se formos avaliar,