Norma regulamentadora
NR 21-SEGURANÇA NOS TRABALHOS REALIZADOS A CÉU ABERTO
CADERNO DO INSTRUTOR
Sumário
Apresentação 3
Instrutor! 4
Cronograma de trabalho 6 Primeiro Passo / 30 minutos 6 Segundo Passo / 30 minutos 6 Plano Instrucional 7 Planos de Aula 9
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – MODELO 1 17
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – MODELO 2 19
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – MODELO 3 21
Apresentação
Caríssimo (a) Instrutor (a),
Este caderno tem o objetivo de auxiliar a organização de seu trabalho. Aqui você encontrará aspectos relacionados à dinâmica do curso, à distribuição didática dos conteúdos, à carga horária recomendada para abordar os conteúdos de cada unidade, além de sugestões de atividades e outras recomendações importantes para o desenvolvimento de suas ações.
O SEST/SENAT/IDT agradecem sua colaboração e esperam que você obtenha muito êxito em suas aulas.
Bom trabalho!
Instrutor!
A distribuição dos conteúdos aqui apresentada é uma sugestão. Preocupe-se em adequar os horários das atividades de modo a atender às necessidades dos participantes.
O importante é que você encerre o curso com a certeza de que os horários (de entrada, intervalo e saída) foram respeitados, que todos os conteúdos foram abordados de forma satisfatória e de que as dúvidas dos participantes foram esclarecidas.
É igualmente necessário que você dê o mesmo grau de importância a cada um dos conteúdos. Caso contrário, você poderá ocupar muito tempo comentando sobre um assunto, não conseguindo desenvolver o restante do conteúdo.
A seguir serão apresentadas as sugestões de trabalho propostas para cada unidade deste curso.
No final deste caderno encontram-se os exercícios que serão desenvolvidos nas aulas, divididos por assuntos de acordo com as unidades. Também, no final deste caderno são encontrados os exercícios de Avaliação da Aprendizagem, que deverão