Saúde preventiva
CURSO: Saúde Pública TURMA: SauP 1 Março 2011
DISCIPLINA: Saúde Preventiva e Promoção de saúde. PROFESSOR: Suelen Carlos
ALUNO: Vicente Pereira de Sousa ATIVIDADE: AD 2
Em seu lançamento a Carta de Ottawa como principal marco de referência da promoção de saúde em todo o mundo, deixou abalado um conceito certo e preciso de saúde em todo o mundo, porque depois desse evento histórico de saúde mundial, várias conferências se sucederam com o tema saúde em regiões distintas do planeta, cada uma com sua definição de saúde ajustada, melhorada e até mesmo influenciada pela época e mudanças visíveis que temos observado ao longo dos tempos no relacionamento e na tentativa de bem viver do homem moderno.
A realidade hoje que podemos observar é que o ser bem valorizado cresce em produção e aperfeiçoamento e consequentemente é bem mais saudável. Então em uma definição qualquer de saúde podemos acrescentar a valorização e a autoestima que se destina as pessoas sendo uma das alternativas para uma boa qualidade de vida, sem desprezar o lado biológico do ser humano que mesmo valorizado pode facilitar a entrada de doenças e ser abalado também psicologicamente no meio social em que está inserido, sendo esta razão em que sempre precisamos estar atentos e vigilantes para conosco mesmo.
Descobrimos agora porque são importantes e se fizeram conhecer as conferências mundiais em saúde, são as buscas, estudos constante do homem, tanto sozinho como em grupos sempre tentando chegar-se a um denominador comum: o que adoece o agente? É o ambiente? Será esta busca frenética por felicidade que existe em cada um de nós? As conferências passadas e as que virão tentarão buscar estas respostas e é por isto que precisamos acompanhá-las sempre!
A OPAS define saúde plena mais voltada para o ser pensante e de estrutura biológica forte, o que se encaixa perfeitamente na