Segurança no trabalho
1 - Introdução
O saturnismo, ou plumbismo é o nome dado à intoxicação pelo chumbo. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo como resultado da poluição ambiental, além de outras espécies, como as aves . Em humanos, as principais fontes de intoxicação são as tintas que contém chumbo, baterias de automóveis, pilhas, soldas, e emissões industriais. Em outras espécies, somam-se o chumbo usado em projéteis para caçada que também são uma causa de saturnismo em humanos com projéteis alojados e como peso para linhas de pesca, que são ingeridos por peixes, por sua vez ingeridos pelas aves.
2 - Absorção do Chumbo e Intoxicação Saturnina
Diz-se que há Absorção de Chumbo quando o mesmo tendo penetrado por quaisquer vias, atinge os tecidos. Quando o chumbo absorvido provoca sintomas subjetivos e objetivos, diz-se que ocorre a Intoxicação Saturnina.
Com relação ao mecanismo das reações bioquímicas envolvidas na intoxicação, sabe-se, que o mesmo é bastante diversificado e complexo, variando desde a substituição do cálcio no tecido, com sua eliminação posterior por ACIDOSE sem que necessariamente ocorra a recalcificação, até as complexas interferências no ciclo de Krebs, na formação da HEME ao nível de fígado. Tais interferências se processam nas várias etapas de formação do sangue, através de inibições enzimáticas celulares, com frequentes casos de anemias. Por outro lado, lesões cancerosas a nível de cérebro, resultantes da intoxicação pelo chumbo orgânico são conhecidas.
Em humanos, a intoxicação pode levar a quadro clínico evidente ou a alterações bioquímicas mais sutis. Os sintomas mais comuns são dores abdominais severas, úlceras orais, constipação, parestesias de mãos e pés e a sensação de gosto metálico. O exame físico pode demonstrar a presença de
05
uma linha de depósito de chumbo na gengiva e neuropatia periférica. Outras alterações incluem anemia por