Esboço
OBJETIVO GERAL
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos jovens na escola municipal de São Diogo, mediante ações de prevenção à violência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar um ambiente de ensino aprendizagem socializados e que desenvolva a afetividade entre alunos e professores.
- Investigar e refletir em conjunto as causas da violência.
- Propor intervenções pedagógicas que cultivem valores e tragam a família para a escola.
JUSTIFICATIVA: A violência apresenta-se como um problema social que atinge proporções mundiais e, hoje, está presente em todos os âmbitos da sociedade, entre eles, a escola. As diferentes manifestações da violência na escola apontam para a necessidade de refletir e compreender o porquê da existência dos comportamentos agressivos na relação pedagógica. Nesta perspectiva é imprescindível repensar juntamente com os professores e com a direção da instituição, quais atitudes conduzem à violência e quais fatores colaboram para tais ações. O espaço escolar é um dos fatores que mais contribuem para o aumento da violência, através da falta de estrutura, de organização por parte dos diretores e funcionários e do descaso dos próprios professores, que não permitem que os alunos discutam sobre os temas que envolvam o conceito de violência.
Nesse sentido, é importante promover um espaço de discussão e sensibilização sobre o dado problema. Desta forma o presente estudo apresenta uma modesta contribuição à discussão sobre a violência escolar, com propostas que tendem encontrar a teoria e prática num só pensamento de educar para o amor, para a vida e para a