Saúde nas três esferas
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Ao desenvolver este portfólio, tivemos como objetivo realizar uma análise criteriosa sobre as dificuldades encontradas por Uibaí, município de pequeno porte, população estimada em 14.436 habitantes, em cuidar da saúde dos seus moradores. O município encontra-se em Gestão Plena de Atenção Básica, tendo responsabilidade limitada, necessitando das pactuações com o Estado.O recurso destinado a atender todas as demandas originarias da saúde são insuficientes, como em todo o Brasil, Uibaí sofre com o subfinanciamento e tem dificuldade de atender/suprir todas as necessidades deste setor fundamental para a vida.
Este município tem o profissional médico presente em todas as Unidades Básicas de Saúde, porém, como não evoluímos no modelo de atendimento, centrado neste profissional, as filas para agendamento de consultas permanecem. Recentemente foi implantado no município o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF II), tendo como objetivos, ampliar a capacidade resolutiva das equipes de Atenção Básica e possibilitar o trabalho entre os diversos setores da administração pública.
2 DESENVOLVIMENTO
O município de Uibaí localiza-se na região Noroeste do Estado da Bahia, tem como macrorregião o município de Jacobina e está situado na microrregião Irecê, distante de Salvador, capital do Estado, 536 km por rodovia e 430 km em linha reta. Possui uma população estimada de 14.436 habitantes, com uma área de 550,994Km², com densidade demográfica de 24,73 habitantes/Km², expectativa de vida 70 anos e Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de 0,617 (IBGE, 2012). Possui clima quente e seco, sua vegetação é predominantemente a Caatinga, tem como cultura de subsistência o cultivo do feijão, milho e mamona, além da pecuária com criações de bovinos, suínos e caprinos. O poder