Saúde do trabalhador – miséria e problemas socioculturais
Acirmarney Correia Silva Freitas¹, Bethania de Sousa Pires², Isac Flores³,
Edineia Oliveira Prates⁴
¹Orientador deste Artigo e Professor de Direito – IFBA. E-mail acirmarney@gmail.com
²Discente em Segurança do Trabalho – IFBA. E-mail: bicasp@hotmail.com
³Discente em Segurança do Trabalho – IFBA. E-mail: izac_78@hotmail.com
⁴Discente em Segurança do Trabalho – IFBA. E-mail: edineiabn@hotmail.com
RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo sobre a miséria e os problemas socioculturais na saúde do trabalhador. A metodologia utilizada traz dados de sites e artigos relacionados ao tema. Desta forma este trabalho possibilitou mostrar como os problemas socioculturais afetam na escolha dessa profissão e como é árdua a vida dessas pessoas.
1. INTRODUÇÃO O objetivo desse artigo é tratar da miséria e problemas socioculturais existentes no Brasil destacando a saúde do trabalhador envolvida neste contexto. Segundo JANNUZZI, 2012, embora o Brasil tenha avançado na área social nos últimos anos, ainda persistem muitos problemas que afetam a vida dos brasileiros. Os principais problemas encontrados na atualidade seriam o desemprego, a violência e criminalidade, os sistemas de saúde, a desigualdade social, habitação e educação. Analisando os aspectos do desemprego juntamente com a miséria da população brasileira, é possível se deparar com trabalhadores que escolheram atividades informais no qual coloca em risco a sua saúde, isso devido à exposição a diversos agentes patogênicos.
2. METODOLOGIA Este artigo foi elaborado a partir de levantamentos de dados encontrados na literatura já existentes. Foram realizadas pesquisas por meio de artigos e informações existentes na internet e em sites.
3. DESENVOLVIMENTO O quadro da miséria no Brasil mudou de forma significativa, principalmente quando se analisa a diminuição no número de pessoas extremamente pobres. No ano de 2004 eram 15