Germinal
Título Original Germinal
Ano 1993
Autor Émile Zola
Direção Claude Berri
Roteirista Arlette Langmann, Claude Berri
Trilha Sonora Jean-Louis Roques
Censura 14 anos
Produtora AMLF
A partir da análise do filme e dos textos, nota-se o intuito de se relatar os fatos históricos e sociais que deram início ao pensamento sociológico, no século XIX. A partir destes, pode-se observar as mudanças ocorridas na sociedade, como o surgimento do capitalismo e da burguesia e de uma nova classe social: o operariado. Com essas mudanças vieram também os problemas, como a miséria, a exploração dos trabalhadores, as péssimas condições de vida e de trabalho, sendo justamente essas situações que proporcionaram espaço para o começo do pensamento da sociologia.
O filme germinal, baseado no romance francês de Émile Zola , de 1881,retrata as condições dos trabalhadores em uma mineração. O contexto do filme antepõe-se a um importante momento histórico, a Revolução Industrial, possuindo esta uma forte influência no conteúdo apresentado. As transformações econômicas e socioculturais decorrentes de tal Revolução ocasionaram mudanças significativas e incessantes na sociedade, regendo novos modos de produção e organização, com avanços tecnológicos e ascensão das indústrias e do sistema capitalista.
A narrativa se passa em Montsou, tendo como cenário principal as minas de carvão, caracterizando o processo de produção capitalista e modo de vida das diferentes classes sociais. É evidente o contraste das situações e condições vivenciadas entre os patrões e os operários, posto que enquanto este trabalha arduamente para o sustento de sua família, em condições precárias, com remuneração insatisfatória e longas jornadas de trabalho, aquele desfruta de elegantes e fartos jantares, com posição hierárquica superior dentro da mineradora, limitando-se apenas a administração de seus lucros, advindos do suor do operariado.
Devido à situação que se encontravam, os