Germinal
CAMPO GRANDE
2013
Características da família burguesa:
* A burguesia, ou seja, os proprietários das fábricas viviam uma vida de luxo e ostentação, como era possível notar nos luxuosos banquetes e nas vestimentas de fino corte.
* A estrutura da família burguesa dava ao homem o papelde provedor de renda da família e a mulher era considerada um ser não pensante, que tinha como papel principal cuidar do lar e da criação dos filhos.
* As relações burguesas eram sempre rondadas de infidelidade, de ambas as partes do casamento.
* O arranjo matrimonial entre jovens burgueses era de cunho social e financeiro, na maioria das vezes.
Características da família trabalhadora:
* O sustento dessa classe social era extremamente ruim, pois os salários eram baixos, obrigando as crianças e os idosos a trabalharem para aumentar a renda familiar.
* As condições de trabalho eram precárias, pois as minas de carvão eram escuras, úmidas equentes, além de oferecer perigo constante por conta dos gases nocivos gerados pela queima dos lampiões, com jornadas de 18 horas.
* A situação das moradias dessas famílias não atendia aos mínimos requisitos de necessidade básica, todos os integrantes do grupo utilizavam a mesma água para tomar banho e nem sempre possuíam alimentos o suficiente para alimentar todos os integrantes.
* Os filhos eram gerados com o propósito de aumentar a renda familiar.
* A esposa era leal aos ideais do marido, oferecendo fidelidade e trabalhava fora de casa, além de realizar os trabalhos domésticos.
A organização da classe operária a partir do século XIX tem como causa principal a Revolução Industrial e suas consequências. A partir daí, todas as mudanças que ocorreram, contribuíram para que o proletariadobuscasse meios para reivindicar melhores condições na nova sociedade capitalista.
Esse momento histórico é retratado no filme “Germinal”, através de personagens vividos na França do século XIX, os quais enfatizam a