Fichamento Expressoes Socioculturais Da Crise Capitalista Na Atualidade
Fichamento do texto: Expressões socioculturais da crise capitalista na atualidade
Fundamentos Históricos Teoricos e Metodologicos do Serviço Social
Serviço Social – 6º Semestre - Manhã
Profª: Juliana Reis
Aluna: Jeisy Peixoto
Maranguape, 2015. Palavra-Chave/ Citações
Reflexões
Crises periódicas, problemas, processo de acumulação do capital.
Para o capitalismo é necessário que se esteja presente várias crises, pois se é daí que se avança acumulação e seu processo inicial de produção material.
“...a raiz mais profunda da crise que o mundo vive hoje está nas relações que os homens estabelecem entre si na produção da riqueza material.”
A relação que o homem se apropria ao seu trabalho é de pertencimento, o homem é dominado por sua necessidade e assim compõem-se o homem por necessidade e o capital por querer lucrar. E deste modo que se estabelece relação homem-capital.
Crise global, mundialização do capital.
O capital está inserido no mundo de forma que não atinge os países centrais. Ele se apropriou de todos os espaços em diferentes locias, através da mundialização.
O interesse do capitalismo e consequências.
Para o capitalismo o que relamente interessa são o aumento da taxa de lucro e a produção incessante a qual possibilita um crescimento para o capitalismo e é atraves deste interesse que ocorre a exploração do trabalho.
Situação de carência, extrema pobreza, riqueza.
O capital produz uma grande concentração de riquezas, e também poduz uma concentração de pobrezas deixando a sua mão-de-obra, ou seja os verdadeiros produtores do capital em situação de carência e desamparo social por dar a riqueza nas mãos dos poucos, dos dominadores da maioria da sociedade. Causando assim a ausencia da perspectiva de uma boa politica, de uma boa administração pública, de qualidade de educação e de saúde.
Objetivo do capitalismo;
O capitalismo tem por objetivo a sua produção, tem por