Saymon Fernandes
Ciência, Tecnologia e Sociedade ritahelenagomes@gmail.com 1. Morais, em seu capítulo “A ciência” critica a identificação entre o cientista e mágico presente no imaginário social. Disserte sobre como essa identificação se constrói segundo o referido autor.
a. Nesse capitulo a ciência o autor cita a importância de ensinar não só os “acertos” em relação ao desenvolvimento cientifico mas também citar os erros que foram necessários para chegar a tais realizações a fim de reduzir a figura da ciência como uma ato de deuses ou mágicos e exaltar que a ciência é algo em constante crescimento criado por homens portanto susceptível a falhas. Exemplos: Tomas Edson e a Lâmpada incandesceste, Sabin e a vacina de poliomielite.
2. De acordo com Morais, ciência e senso comum são saberes complementares, mas distintos. Explique essa complementariedade e apresente as caracterísitcas marcantes de cada um desses conhecimentos.
a. Diferente do conhecimento cientifico o censo comum vem da experiência coletiva ou individual, devemos entender por experiência aquilo que é vivido sem planejamento, por exemplo, você fala que está com dor de barriga para sua vovó, logo ela vai lhe oferecer um chá de boldo, isso é uma espécie de censo comum, pois pela experiência do coletivo ou unos foi entendido que chá de boldo seria a cura para a dor de barriga, sem nenhuma comprovação experimental. O conhecimento cientifico portanto tenta por prova o censo comum com experimentos, entenda que um experimento deve ocorrer segundo um plano de pesquisa e que deve ser simbolizada pelo trabalho de laboratório mesmo que não se restrinja somente a isso, utilizando-se de um lado o conhecimento da investigação natural e empírica fazendo ou não uso das matemáticas. Exemplo de censo comum: um pescador ao olhar para as nuvens e analisar o ambiente ele sabe com precisão de horas se irá chover ou não. Exemplo de conhecimento cientifico: um meteorologista através de ferramentas cientificas consegue