Zoologia
Pseudoboa nigra, a cobra preta!
A serpente Pseudoboa nigra (Família Dipsadidae) mais conhecida como muçurana ou cobra preta foi descrita pelo pesquisador Vital Brasil. É uma espécie ofiófaga, ou seja, se alimenta de outras serpentes. Portanto, é capaz de resistir ao veneno de serpentes como jararacas (Bothrops) e cascavéis (Crotalus), contudo não possui resistência para o veneno das corais (Micrurus) isto provavelmente pela forte ação neurotóxica.
Foto:Samuel C. Ribeiro Fonte:http://ardobrasil.blogspot.com/
Ao nascer a Pseudoboa nigra apresenta coloração avermelhada com a cabeça preta, mas ao decorrer do amadurecimento do animal vai mudando a coloração, o que serve como uma das bases de uma lenda bastante conhecida.
Foto: Gabriel F. Horta Fonte: http://ardobrasil.blogspot.com/
Quem já não ouviu falar que algumas mulheres em fase de amamentação dizem que enquanto dormiam, a serpente se aproximava e introduzia sua cauda na boca do bebê, para que este não chorasse, se aproveitando para mamar no seio da mulher, conforme a serpente ingeria o leite sua coloração ficaria esbranquiçada.
Alguns visitantes do NUROF-UFC afirmam (com testemunhos) que as crenças na lenda tem forte apelo e que algumas mulheres gestantes, ao verem uma muçurana, só conseguem ter sossego após o animal ser morto, com medo de que ele venha a “beber” seu leite materno. Não podemos esquecer de algumas características biológicas marcantes dessas serpentes como por exemplo: as serpentes não apresentam a enzima lactase para digerir o leite, além do mais nenhuma serpente é dotada das adaptações no
crânio necessárias para realizar a sucção como fazem os bebês humanos (e de outros mamíferos). Como e por que o leite provocaria a mudança na cor da pele da cobra? Conhece alguém que ganhou alguma manchinha branca por gostar de leite? O fato de algumas muçuranas possuírem coloração branca é devido ao albinismo que ocorre em alguns