saude
Tamanho da letra
Diminuir fonte Aumentar fonte
O médico lendo o filme procurará diversos tipos de alteração:
Calcificações são pequenos depósitos minerais no tecidoda mama, que parecem pequenos pontos brancos nos filmes. Eles podem ou não ter sido causados por câncer. Há 2 tipos de calcificações: Macrocalcificações são depósitos de cálcio grossos (amplos) que são provavelmente alterações nas mamas causadas pelo envelhecimento das artérias mamárias, lesões antigas ou inflamação. Esses depósitos estão relacionados a condições não-cancerígenas e não exigem biópsia. Macrocalcificações são encontradas em cerca de metade das mulheres com mais de 50 anos e em cerca de 1 entre 10 mulheres com menos de 50 anos. Microcalcificações são pequenas manchas de cálcio na mama. Elas podem surgir sozinhas ou em grupos. Microcalcificações observadas em uma mamografia são mais preocupantes, mas ainda assim geralmente não indicam presença de câncer. O formato e desenho das micro calcificações ajudam o radiologista a julgar a probabilidade da presença de câncer. Na maioria dos casos, a presença de micro calcificações não indica necessidade de biópsia, mas pode indicar se houver suspeita.
Uma massa, que pode ocorrer com ou sem calcificações, é outra alteração importante vista em mamografias. As massas podem ser causadas por muitas coisas, incluindo cistos (bolsas com líquido, cancerosos) e tumores sólidos cancerosos (como fibromialgias), mas que podem ser câncer e, em geral, deve ser feita biópsia caso não sejam cistos.
Se mamografias anteriores estiverem disponíveis, elas podem ajudar a mostrar que uma massa não se modificou por muitos anos, o que significaria que é provavelmente uma condição benigna e não seria necessária biópsia. Ter disponível as mamografias anteriores para o radiologista é muito importante.
Uma mamografia não pode provar que uma área anormal é câncer. Para confirmar se há presença de câncer, uma