Moral e Ética
Instituto de Educação
Disciplina: Elementos da Filosofia (09713 – B)
Resumo do cap. I “Moral e ética” (p. 25 até p. 58) In: LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: Dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed 2006
MORAL E ÉTICA
Moral e ética são dois conceitos geralmente confundidos por sua semelhança, muito utilizados pela sociedade como um tipo de regra de costumes ideais.
Apesar de alguns autores renomados no assunto utilizarem estes conceitos como sinônimos, hoje a ética está mais para atitudes nobres, promessas filosóficas, ricas reflexões enquanto a moral é uma palavra pobre e seca.
As pessoas valorizam mais a atitude ética do que a moralidade. Lembrando que ambas são apenas convenções.
Uma importante diferença entre moral e ética é que a primeira é utilizada para o fenômeno social e a ética para a reflexão filosófica ou científica sobre ele. Esse fenômeno social, faz referência às regras que regem a conduta dos humanos, que quando transgredidas, causam sanções sociais.
É importante salientar que geralmente as regras morais são utilizadas na vida privada(bom pai, bom marido) enquanto os códigos de ética, para as relações públicas(ética na política, medicina)
Normalmente, uma pessoa que gosta de comentar e julgar as roupas dos outros, condutas sexuais, modos e costumes é taxada de moralista ou rígido, sendo até chamada de hipócrita, por se importar mais com a conduta do próximo do que com a própria.
Portando “Moral” é falar de deveres e ética. É a busca por uma vida boa, uma vida que vale a pena ser vivida.
O PLANO MORAL
É necessário traçar um perfil moral a seguir, porém, existe uma variedade de sistemas morais. Busca-se a teoria baseada em princípios de reciprocidade e justiça como regra geral. Claro que de acordo com a época, região ou costumes pode haver variações. Esses princípios não seriam um guia, mas a garantia da coesão em torno das regras herdadas pela tradição.
Essa forma