saude
Paulo G. Junior
As aminas são uma classe de compostos químicos orgânicos azotados derivados do amoníaco (NH3) e que resultam da substituição parcial ou total dos hidrogénios da molécula por grupos hidrocarbônicos (radicais alquilo ou arilo – frequentemente abreviados pela letra R).
Se substituirmos um, dois ou três hidrogénios, teremos, respectivamente, aminas primárias (RNH2), secundárias(R1R2NH ou terciárias R1R2R3N.
AMINAS
Primária
Paulo G. Junior
Secundária
Terciária
CARBOXILA
Paulo G. Junior
Grupo carboxila é um grupamento orgânico (−COOH), presente em ácidos carboxílicos, derivado da união do grupamento carbonila (presente em aldeídos e cetonas) com o grupamento hidroxila (presente nas funções álcool e fenol). O caráter ácido destes compostos se dá justamente pela liberação do H+ que pode ser visto na extremidade da carboxila. Quanto mais fácil for a liberação desse H+, mais ácido será o caráter do composto. Outras funções também são derivadas dos ácidos carboxílicos. Estas são: os ésteres (por substituição do H+ por um radical orgânico), os haletos de acila (por substituição da hidroxila por um halogênio), os anidridos (ácidos carboxílicos desidratados) e as amidas (por substituição da hidroxila por Nitrogênio).
Hidroxila / Oxidrila
Paulo G. Junior
Em química, uma hidroxila (também chamada de oxidrila ) é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH-.
Cetona
Paulo G. Junior
As cetonas são compostos orgânicos caracterizados pela presença do grupamento -C=O, carbonilo, ligado a dois radicais orgânicos. Apresentam uma fórmula geral R-C(=O)-R', onde R e R' podem ser iguais (cetonas simples ou simétricas) ou diferentes
(cetonas mistas ou assimétricas); alifáticos ou aromáticos; saturados ou insaturados. R e R' podem também estar unidos.
Nesse caso, compõem um ciclo (cetonas cíclicas).
Quando R ou R' é um átomo de hidrogênio, estamos na