saude do idoso
Quando começamos a envelhecer? Entende-se que quando uma pessoa se torna idosa (o) é normal que o mesmo necessite de uma maior atenção em razão às suas carências, tanto emocionais como físicas. Desta forma dedica-se mais tempo conversando com eles ouvindo-os contar experiências em suas vidas, alegrias e tristezas.
Buscando assim a valorização e a sabedoria de quem ao longo dos anos contribuiu uma história. O idoso tem o seu direito de dignidade, respeito, humanização e nossa sociedade não pode mais se calar diante de maus tratos. É dever de todos cuidar e ficar atento com o tratamento proporcionado aos idosos colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, cada denuncia pode evitar uma morte.
Desafio Beauviour reforça a definição de que a velhice, para ser compreendida em sua totalidade, precisa ser refletida em várias e profundas dimensões. Com o envelhecimento ocorre a menor interação de contatos sociais, entretanto, essa não deve ser confundida com a inexistência de relações. Este fenômeno pode ser explicado identificando que a vida é marcada por situações de perda, que por sua vez, acentuam-se na fase adulta: perda de juventude, afastamento dos filhos, perda de amigos, do companheiro, todas elas agravadas pelo relaxo da sociedade em que vivem, os sujeitos ficam muitas vezes sem encontrar papéis que os gratifiquem, que lhes possibilitem pertencionamento social, como havia, por exemplo, no período da juventude, enquanto trabalhavam. Outra percepção natural da vida humana também evidenciada durante o processo de envelhecimento é quando a pessoa se dá conta de sua vulnerabilidade.
Nesse sentido a sociedade atual não tem contribuído para isso, visto que se sustenta na onipotência da força, representada pela juventude, tendo no velho a representação da vulnerabilidade e da fragilidade que pretende ser superada pelos mais velhos como