saude do idoso
OBS: falta as respostas das questões 5,15,16,17
1) O reumatismo é considerado uma das doenças crônicas com maior potencial de induzir um processo de limitação física e incapacidade Artrite reumatoide e osteoartrose destacam-se, pois representam os distúrbios reumáticos mais prevalentes. Diferencie essas duas patologias quanto ao local de acometimento das articulações.
R: AR- doença sistêmica predominantes ocorre ao nível de estrutura articulares, periarticulares e tendinosas. Ela é poliartrite, difusa,simétrica e deformante.
O.A- doença degenerativa caracterizada por alterações bioquímicas, moleculares e histológicas nas seguintes estruturas: cartilagem articular, membrana sinivial, osso subcondral, acomete principalmente joelhos, coxofemural e coluna. Na fase inicial dor e rigidez articular localizada que piora com a atividade e melhora com repouso. Na fase avançada dor não melhora com o repouso ocorre rigidez matinal ou após um período grande de repouso que melhora cerca de 30 min
2) Quanto maior a amplitude (i) da corrente elétrica, maior é a intensidade da corrente. Quanto a esta afirmativa responda:
a) Que outro parâmetro do pulso elétrico determina a intensidade da corrente?
R: i + t = intensidade da corrente
(i) Amplitude da correte + tempo de duração = intensidade da correte
b) Por que suportar maiores amplitudes não significa alcançar uma contração mais efetiva?
R: porque quanto maior for a amplitude a estimulação será dolorosa e a contração pode não ser efetiva
3) Diga quais são as principais aplicações terapêuticas das correntes elétricas e de o exemplo de um tipo de corrente (estimulador) para cada uma delas.
R: analgesia-US
Fortalecimento muscular- corrente farádica
Cicatrização do tecido- ondas curtas
4) Quais são as contra-indicações do uso da eletroterapia no paciente idoso?
R: não estimular paciente portadores de marcapasso cardíaco, evitar região dos seios carotídeos ou da glote pode interferir na P.A,