Saudavel loucura-livro não nascemos prontos de mario sérgio cortella
Saudável Loucura
O carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa, e surgiu quando, no século XI, foi implantada a Semana Santa para reverenciar a paixão e morte de Jesus Cristo. Este período é chamado pela Igreja de Quaresma que indica quarenta dias de jejum principalmente com abstinência de carne. Este período é caracterizado por muitas privações, e foi responsável por incentivar aqueles festejos carnavalescos onde a própria palavra carnaval indica os prazeres da carne. O carnaval acontece geralmente durante três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada de Terça-feira gorda, ou MardiGras como dizem os franceses.
O carnaval como se conhece hoje com desfiles de fantasias foi exportado pela França, na Paris no século XIX. Também é festejado o carnaval em muitas cidades pelo mundo, como Nova Orleans nos Estados Unidos, Veneza na Itália, em Toronto no Canadá e outros. No Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, foi responsável por exportar um carnaval diferente para outras cidades do mundo.
O carnaval do Brasil é um espetáculo de grande beleza onde se distingue o desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que é considerado o maior carnaval do mundo pelo Guinness Book. Os desfiles são televisionados e enviados para o mundo inteiro.
Carnaval: a festa, o vale-tudo, uma semana de utopia Sabemos que o carnaval é definido como “liberdade” e como possibilidade de viver uma ausência fantasiosa e utópica de miséria, trabalho, obrigações, pecado e deveres. Numa palavra, trata-se de um momento onde se pode deixar de viver a vida como fardo e castigo. É, no fundo, a oportunidade de fazer tudo ao contrário: viver e ter uma experiência do mundo como excesso – mas agora como excesso de prazer, de riqueza (ou de “luxo”, como se fala no Rio de Janeiro), de alegria, de riso; de prazer sensual que fica – finalmente – ao alcance de todos.
Não à toa o ano no florão da América começa pra valer depois da festa de Momo. Não