Livro Não nascemos prontos Marios Cortella. Associação com a Administração
Tem como título, tema principal e assunto do capítulo que inicia o livro, a indagação de que "Não nascemos prontos". Em uma de suas palestras sobre o livro, Mario Cortella fala sobre a frase: "quanto mais se vive, mais velho a pessoa fica", que na visão dele é uma bobagem, pois para que a frase seja verdadeira deveríamos nascer prontos e ir se gastando, e isso não acontece com seres humanos, mas sim com fogão, sapato, geladeiras. Já pessoas nascem não prontas, e vão se construindo. Pensamento que nos remete a tão famosa frase de Steve Jobs: "stay hungry. Stay foolish" (continue faminto. Continue tolo), diz que não devemos achar que já sabemos tudo, que estamos prontos, mas que devemos continuar faminto por novas experiências e conhecimentos, e continuar tolos, pois sempre há algo novo a se aprender.
Na segunda pensata, o autor diz que está faltando espanto em relação a tecnologia. que hoje em dia precisamos nos acostumar com a velocidade das novidades, e nos acostumamos a não nos espantar com elas. O que não quer dizer parar com o uso e consumo de tecnologia, que é uma das principais ferramentas de gestão na administração hoje.
No segundo capítulo fala sobre o cuidado com a tacocracia, é citado em vários capítulos do livro, que quer dizer a rapidez das coisas, e a falta de tempo para elas. Hoje em dia estamos