Jeferson Elias
PETRÓLEO E GÁS, RECURSOS HUMANOS.
Jeferson Elias Barros, Sebastiana Sena Dias,
Simone de Freitas Silva Campos, Ana Paula Alves,
Welington Raimundo Rocha.
ADMINISTRADORES DA VIDA.
VITÓRIA
2014
ADMINISTRADORES DA VIDA
Resenha Crítica apresentada na disciplina de Comportamento Organizacional, da Faculdade de Tecnologia CET-FAESA, como requisito parcial para aprovação. Obs.: 4º nota, primeiro período.
Professora: Tatiana.
VITÓRIA
2014
INTRODUÇÃO
“Não nascemos prontos: provocações filosóficas” (Vozes, 2013, 134 páginas), do escritor e filósofo Mario Sérgio Cortella, traz um conjunto de pensatas sobre fatos rotineiros que permeiam a vida do homem e aponta pensamentos filosóficos que ora justifica, ora desautoriza o comportamento de nossa sociedade como um todo. Fica evidente a ligação filosofia/vida, de tal maneira que uma não existe sem a outra. O livro serve de provocação para refletirmos sobre comportamentos que são inerentes da sociedade contemporânea, e que nos leva a assumir certos discursos que são verdadeiros jargões na boca da humanidade. Estamos na geração do vale tudo, e as pessoas não valem nada. À juventude de hoje acredita nisso; filosofias e ensinamentos herdados de: família, educadores, sociedade, etc. mostrando-lhes que não haverá futuro, meio ambiente, trabalho, segurança, entre outros. Temos de fazer muito por essa sociedade impaciente e imedialista que está se esquecendo dos princípios héticos e principalmente, valores Moraes. Como afirma Mário Cortella: “A hética é o combustível da esperança”.
O livro é composto de trinta e uma pensatas, o título de cada uma delas, aponta a essência de seu conteúdo, elas podem ser lidas isoladamente porque uma não depende da outra para produzir sentido, porém a leitura integral do livro enriquece as discussões sobre os temas filosóficos.
A seguir comentaremos sobre cada pensata: