Trabalho pronto
1. No vácuo, encontra-se uma partícula solitária eletrizada com carga de +5,0 μC. Qual o valor do potencial elétrico em um ponto P situado a 3,0 m dessa partícula?
2. Nos vértices A e B do triângulo equilátero representado a seguir, foram fixadas duas partículas eletrizadas com cargas QA = + 6,0 μC e QB = – 4,0 μC:
Considerando o meio como sendo o vácuo, determine:
a) a energia potencial elétrica armazenada no sistema;
b) o potencial elétrico resultante no vértice C;
c) a energia potencial adquirida por uma carga de prova q = + 2,0 mC, ao ser colocada no vértice C.
3. Uma partícula eletrizada com carga Q, no vácuo, cria a uma distância d um potencial de 300 volts e um campo elétrico de intensidade 100 V/m. Quais os valores de d e Q?
4. Em uma região onde a constante eletrostática vale 1,0 X 1010 N m2 C-2, são fixadas duas partículas eletrizadas positivamente com cargas QA e QB, distantes entre si 1,0 m. Uma carga de prova de 2,0 μC é colocada no segmento AB, a 60 cm de QA, permanecendo em repouso apesar de adquirir uma energia potencial elétrica igual a 1,0 J. Quais os valores de QA e de QB?
5. Qual o trabalho realizado pela força elétrica que atua em uma partícula eletrizada com carga de +3,0 μC quando esta se desloca 5,0 m ao longo de uma equipotencial de 100 V?
6. Ao abandonarmos um corpúsculo, eletrizado positivamente com carga elétrica de 2,0 μC, no ponto A de um campo elétrico, ele fica sujeito a uma força eletrostática que o leva para o ponto B, após realizar o trabalho de 6,0 mJ. Qual a diferença de potencial elétrico (ddp) entre os pontos A e B desse campo elétrico?
7. Na configuração a seguir estão representadas as linhas de força e as superfícies equipotenciais de um campo elétrico uniforme de intensidade igual a 2 X 102 V/m:
a) Qual a distancia entre as superfícies equipotenciais?
b) Qual o trabalho realizado pela força elétrica para deslocar uma carga q = 6 μC de A para C?
c) Qual o trabalho